Engana-se quem pensa que, para ser um jardineiro profissional, é preciso apenas saber colocar uma planta na terra.

Um bom jardineiro precisa saber sobre vários detalhes para oferecer para o cliente — e também para as plantinhas — um serviço de qualidade.

Continue lendo a seguir e confira algumas dicas de como se tornar um jardineiro profissional.

1. Desenvolva experiência pessoal

Um dos primeiros passos que você deve seguir para se tornar um jardineiro profissional, é começar a desenvolver uma relação com as plantas. Observe-as em todos os seus detalhes, conheça as características e a direção do crescimento. 

Um bom jardineiro deve aprender a “ler” a planta e perceber quando ela sinaliza que está precisando de cuidados especiais, afinal, ela não vai poder te dizer do que está precisando. Será necessário adquirir uma delicadeza para estar atento.

Além disso, é preciso que você não tenha medo de experimentar e fazer novos testes. Ou seja, você precisa buscar compreender, arriscando, como uma planta reage em diferentes ambientes, colocando um vaso na sombra e outro no sol em cima de uma grama sintética para jardim, para adquirir essa experiência pessoal e fortalecer o relacionamento com o plantio.

2. Conheça o básico

Outro ponto importante para se tornar um ótimo jardineiro, é saber o básico da botânica, que é: 

  • Água;
  • Luz; 
  • Adubo; 
  • Pragas;
  • Doenças.

Esses detalhes são elementares, então você precisa aprender a identificar essas coisas e driblar os problemas. 

3. Construa repertório

Construir um repertório significa que você deve ter uma boa bagagem na cabeça sobre o mundo das plantas. Informações, tipos de planta etc.

Depois de estudar, observar bem e ter bastante conhecimento acumulado, você saberá identificar plantas de sombra, sol, meia sombra e saberá sugerir plantas para determinados locais.

4. Faça pequenos projetos

Um ótimo caminho para começar a se especializar como um jardineiro, é começar a fazer projetos pequenos. 

Monte arranjos florais e de suculenta pela sala ou na varanda, mini jardins, pois são opções fáceis de monitorar e controlar.

Além disso, uma opção pequena e portátil é muito mais fácil de você oferecer como serviço ou como produto, sem precisar ter um grande espaço físico, pois poderá fazer em casa mesmo.

Não comece pensando em um ponto físico, pois no começo da sua profissão, você será um prestador de serviços e irá precisar ter em mente que, para evoluir como profissional, é preciso começar por coisas pequenas e, depois, adquirir experiência e evolução.

5. Aprenda com a jornada

Aprender com a jornada, significa que você deve deve em mente que a sua jornada como jardineiro é um aprendizado constante. Isso significa que você deve fazer das suas experiências pessoais, o seu caminho para o sucesso.

Portanto, esteja sempre experimentando, perceba seus erros, faça ajustes, pois dessa forma, nos próximos projetos, você já estará mais experiente por já ter passado por algumas situações ao longo da vida.

6. Busque referências

Busque conhecer pessoas que trabalham como jardineiros profissionais, empresas, produtos ou marcas para se inspirar.

Assim como todo grande profissional, independentemente da área, teve inspirações e influências antes do sucesso, não tenha medo de consumir canais sobre jardinagem, escritores, paisagistas, grandes empreendedores, dentre outros profissionais, pois dessa forma você irá adquirir bem mais conhecimento para aplicar na sua profissão.

Leave a Comment