Se você é estudante sabe o quanto precisa economizar dinheiro para arcar com os custos da faculdade e também outros compromissos.

Todo estudante, principalmente aqueles que não trabalham e que ainda não fazem nenhum tipo de estágio, precisa economizar cada centavo. Os custos para o estudante podem ser muito altos se levado em conta a mensalidade da faculdade, os gastos com transportes públicos, refeições, apostilas e outros.

Saiba agora como economizar dinheiro no dia a dia com algumas dicas simples.

Anote tudo o que gasta no papel

Parece uma coisa fora de época, mas anotar tudo o que gasta em um papel ou em uma planilha dá muito resultado. Quando o estudante cria o hábito de anotar tudo, ele pode analisar onde está gastando seu dinheiro e evitar desperdiça-lo com coisas menos importantes.

Por isso, crie você o hábito também. Anote tudo, mesmo que seja o valor gasto com alguns confeitos.

Use o cartão de crédito com cuidado

Uma boa parcela dos estudantes estão endividados com o cartão de crédito por não saber usá-lo com consciência.

Muitos estão buscando fazer um cartão de crédito para negativado com a intenção de usá-lo para algumas despesas, e não tem problema nenhum nisso. Mas é preciso usar esses cartões com cuidado.

Quando o estudante não tem controle, os gastos com cartão de crédito ultrapassam os seus ganhos e foge do controle, por isso, muitos terminam com o nome negativado. Por isso, muito cuidado ao utilizar os cartões.   

Utilize os descontos para estudantes

Algumas lojas e estabelecimentos oferecem descontos para quem cursa algum curso superior. Você pode aproveitar esses descontos para economizar dinheiro.

Procure saber quais lugares são esse com outros colegas de faculdade, e sempre que adentrar em algum estabelecimento, pergunte se ele oferece algum tipo de desconto para esse público.

Recorra a sites de comparação

Você sabia que existem sites que fazem comparação de preços e serviços? Poucas pessoas sabem disso, mas já é possível encontrar lojas e locais com os melhores preços, não apenas para as viagens.

Sendo assim, recorra sempre a esses sites de comparação antes de realizar uma compra. Você pode economizar uma boa grana.

Evite comprar na hora ou por impulso

Sabe quando encontramos um item em uma loja e na mesma hora resolvemos comprar? Isso deve ser evitado.

Os estudantes de faculdade, principalmente, precisam se controlar ao encontrar algo que lhe interessa. Na maioria das vezes é apenas vontade de ter e não necessidade. Essas compras por impulso geralmente resultam em dívidas e suas economias vão para o espaço.

A melhor coisa a fazer é não comprar nada na hora, e após muita avaliação, tomar uma decisão.

Sempre peça algum desconto

Você é daqueles que costumam aceitar o preço oferecido ou sempre pede descontos?

Não tem nada de errado em pedir descontos, isso faz parte da cultura do povo brasileiro. Por isso, sempre que for comprar algo, peça algum tipo de desconto, por menor que seja, já é alguma economia.

Esse pedido deve ser feito especialmente em locais que o estudante frequenta muito como restaurantes e cafeterias.

Leave a Comment